terça-feira, 25 de agosto de 2009

A importância do louvor

A importância do louvor


O Antigo Testamento usou três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: a palavra barak (também traduzida por bendito); A palavra halal (da qual deriva a palavra “aleluia”, que literalmente significa “louvai ao Senhor”); e a palavra yadah (às vezes traduzida por “dar graças”).

Quando bendizemos ao Senhor e lhe damos graças através do nosso falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, tocar e cantar, nós estamos louvando a Ele. Mas a forma mais conhecida de louvar a Deus é através dos cânticos. De fato o louvor é um mandamento: O Salmo 150.6 diz: “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor”. Todos podem louvar ao Senhor, inclusive aqueles que louvam junto com os crentes, sem ainda serem crentes. Eles Louvam porque tem fôlego, porque respiram, mas não podem adorar, pelo menos a adoração que Jesus quer. O louvor é o sacrifício que Deus quer do seu povo hoje: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
(Hb 13.15)

Adoração: A adoração é o ato de adorar quando prestamos um culto unicamente a Ele. Em João 4.24 Jesus nos ensinou que “Deus é Espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” Pelo fato de Deus ser Espírito, isto é, a essência ou natureza de Deus ser Espírito, a adoração que Deus quer deve ser em comunhão com seu Espírito, e portanto, ela é espiritual e não espacial, ou seja, ela não é limitada a espaço físico pois o Espírito de Deus não é limitado a espaço físico. A adoração que Deus quer deve penetrar na esfera espiritual que a Bíblia chama de regiões celestiais, ali estão as bênçãos espirituais com as quais Deus já nos abençoou (Ef 1.3). É lógico que não adoramos a Deus por causa das bênçãos, e sim, pelo que ele é, Deus, mas como Ele já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, durante a nossa adoração através do nosso louvor tomamos posse de muitas bênçãos que podem se materializar durante o louvor. Mas para que isso aconteça, a adoração deve ser em espírito, mas também deve ser em verdade. A adoração deve ser verdadeira, isto é, sem mentiras e falsidade, pois o Espírito de Deus é o Espírito da verdade (Jo 14.26), e para que Ele aceite o sacrifício do nosso louvor e se manifeste em nossa adoração, Ele tem que encontrar a verdade em nossa vida. Agora vem a pergunta: Você pode imaginar Deus procurando alguma coisa ? Sim !!! Jesus disse que “...os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (Jo 4.23) Normalmente estamos à procura de Deus, mas tenho notícias para você !!! Se você é um verdadeiro adorador, Deus está a sua procura.

Ministro de Louvor: Normalmente chamamos de ministro de louvor, o líder de uma equipe ou ministério de louvor, que canta e ministra o louvor levando a Igreja a ser cheia do Espírito Santo: “...mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais.” (Ef 5.18b,19) Mas nesta definição, vamos considerar ministro de louvor, todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente na ministração do louvor, mesmo porque o líder não faz nada sozinho. Em outras palavras, cantores, instrumentistas, operadores de áudio e vídeo, todos contribuem na ministração do louvor.

A PREPARAÇÃO

A Preparação dos ministros de louvor deve ser musical, bíblica e espiritual, nada menos do que isso. Vamos começar pela musical:

Musical: Os ministros de louvor devem se preparar musicalmente. A Igreja (se tiver condições) deve investir em cursos na área do canto, na área instrumental, e na área de operação de áudio e vídeo, para treinar aqueles que querem ser verdadeiros adoradores. A igreja deve pelo menos (se tiver condições) investir em cursos intensivos de vês em quando. Deus merece o melhor sacrifício de louvor. O louvor é o sacrifício de hoje, o sacrifício que a Igreja oferece a Deus. Talvez você esteja perguntando !!! E se a Igreja não tiver condições de investir em cursos ??? O nosso Deus é o Deus dos dons e dos talentos:

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança.” (Tg 1.17) Se formos verdadeiros adoradores, Deus encontrará uma forma de nos ensinar e nos aprimorar, nem que Ele mesmo faça isso diretamente através de seu Espírito. Digo isso por causa do que aconteceu na construção do tabernáculo. A construção tabernáculo foi um empreendimento que ensinou os israelitas a viverem juntos, bem como um lugar onde Deus manifestou continuamente a sua presença. Todos podiam participar e traziam vários objetos de valor.

Além disso, contribuíam com as suas habilidades. Mas em todas as situações, sempre há pessoas que nada possuem e nada sabem fazer. Estes se apresentavam para serem ensinados. Deus prometeu que encheria do Espírito Santo dois homens, Bezalel e Aoliabe, para lhes dar habilidades, e para também capacitá-los a ensinar os outros (Veja Êxodo 35). Será que Deus não pode nos conceder habilidades para cantar e tocar louvores ? Sim ! Ele pode. Com esforço, determinação e oração, o Deus que está a nossa procura, isto é, a procura dos verdadeiros adoradores, irá nos abençoar.

Bíblica: A preparação bíblica é muito importante para o ministro de louvor. Em 1 Timóteo 2.15 nós lemos: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” A alguns que defendem Escolas Bíblicas Dominicais somente para ministros de louvor, isto é válido desde que não se ensine somente sobre louvor e adoração. A preparação bíblica é importante para verificarmos as letras dos louvores. O que cantamos nas letras das músicas tem profundo significado no mundo espiritual. Não podemos cantar heresias e entristecermos o Senhor. A música instrumental tocada por ministros de louvor tem o seu valor no momento certo, mas a comunicação só acontece com a letra. As letras das músicas precisam obedecer os seguintes critérios:

(1) Devem trazer edificação.
(2) Devem ser biblicamente corretas.
(3) Devem ter vocabulário, melodia e ritmo de acordo com o público-alvo.
(4) Devem respeitar as normas da língua em que foi composta.
(5) Devem respeitar as posições doutrinárias ensinadas pela igreja em que está sendo cantada.

Sem querer generalizar, será que os compositores de hoje podem dizer: “De ti vem o meu louvor na grande congregação...” (Sl 22.25) Ou mesmo: “Os teus decretos são motivo dos meus cânticos...” (Sl 119.54) ???!!! O preparo bíblico é importante, pois durante a ministração do louvor, o Espírito Santo pode nos lembrar passagens bíblicas para serem compartilhadas naquele momento (Jo 14.26). Mas se não tiver leitura e preparo bíblico, de que o Espírito Santo nos lembrará ? Seja um ministro de louvor preparado para proclamar o que a Bíblia diz sobre louvor e adoração.

Espiritualmente: O ministro de louvor deve se preparar espiritualmente, para que o ministério de louvor da Igreja não seja um alvo fácil para Satanás. Satanás sabe o valor que tem um ministério de louvor ungido e abençoado por Deus. Os ministro de louvor tem que ser alguém liberto e curado na alma, pois quando Satanás lançar uma tentação seja na área do poder, do dinheiro ou do sexo, esses ministros não caiam trazendo descrédito, escândalo e maldição. Para que o nosso louvor nos cânticos seja realmente um sacrifício a Deus, antes de tudo, o nosso corpo precisa ser apresentado a Deus, como sacrifício vivo, santo e agradável a Ele (Rm 12.1).

Se nós não formos um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, o nosso louvor também não será. Se o ministro de louvor for enfermo espiritualmente, como ele pode conduzir a igreja à saúde espiritual ? Pelo contrário, apenas um pouco de fermento faz levedar toda a massa (1 Co 5.6-8). Se diagnosticarmos enfermidades espirituais em um ministro de louvor, temos que separá-lo e tratá-lo. Jesus disse: “...Os são não precisam de médico, e sim os doentes.” (Lc 5.31) A Bíblia diz que “...onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (1 Co 3.17). A Igreja que louva e adora em Espírito e em verdade, é uma igreja liberta. Faz parte da preparação espiritual buscar do Espírito Santo

FORMAS DE LOUVOR

Existem várias formas bíblicas de se louvar a Deus:

Através de salmos, hinos e cânticos espirituais:

(Sl 33.3; Sl 96.1,2; Sl 98.1; Sl 144.9; Sl 147.1;
Sl 149.1; Ef 5.18,19)

Através de instrumentos musicais variados como sopro, isto é, chifres de carneiro (Shofar), trombetas e flautas, instrumentos de corda como harpa e lira, e instrumentos de percussão como tamborins e címbalos:

(Êx 15.20; 1 Cr 15.28; 1 Sm 10.5; Ed 3.10; Sl 150.3-5)

Prostando-se ou ajoelhando-se:

(2 Cr 29.28; Sl 95.6)

Com palmas:

(Sl 47.1; Sl 98.8; Is 55.12)

Com danças:

(Êx 15.20; 2 Sm 6.14; Sl 150.4; Jr 31.13)

O QUE ACONTECE ENQUANTO LOUVAMOS ?

Enquanto louvamos o Espírito Santo passeia em nosso meio trazendo bênçãos de todos os tipos. Na Bíblia nós lemos coisas impressionantes, que numa ótica espiritual, mostram a importância do louvor na batalha espiritual e na libertação. veja 2 Crônicas 20.1-22 e Atos 16.25,26.

Curas, libertações, milagres, batismos no Espírito Santo, revelações, renovação, restituição e alegria no Espírito Santo, tudo de sobrenatural pode acontecer quando através de nosso louvor adoramos a Deus em Espírito e em verdade.

Um comentário: