sábado, 30 de maio de 2009

IEQ Cotolengo. Apóstolo Marcos


JOÃO MARCOS

(O autor do Evangelho de Marcos)

II Timóteo 4:11; Colossenses 4:10; Atos 12:12, 25; 13:5, 13; 15:36-41

Versículo para memorização - II Timóteo 4:11


Se muitas pessoas fossem solicitadas a citar os nomes dos apóstolos, certamente incluiriam Marcos. Isso, é claro, porque ele é o escritor de um dos evangelhos, mas isso não requereu nem garantiu o apostolado. O fato é que mesmo sendo Marcos um discípulo de Cristo, se associando aos apóstolos e sendo possivelmente um dos setenta (de Lucas 10:1-12) que receberam dons apostólicos supernaturais, seu nome não é mencionado nas Escrituras até algum tempo depois da ascensão do Senhor.

Marcos era sobrinho de Barnabé (Colossenses 4:10). Estava com Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária que fizeram (Atos 13:5), mas, quando chegaram a Panfília, deixou a companhia deles e retornou a Jerusalém. Essa falta da sua parte fez que Paulo o recusasse quando começou a segunda viagem missionária (Atos 15:37 e 38). O evangelho de Marcos foi escrito em algum tempo entre 13 e 19 anos depois desta falha, vemos portanto que sua vida teve considerável crescimento.

O evangelho de Marcos é diferente dos outros porque dá maior importância à servidão de Jesus Cristo. Enquanto Mateus escreve sobre Sua realeza, João escreve sobre Sua divindade e Lucas, sobre Sua humanidade, Marcos mostra-O como um servo. É por isso que Marcos inclui muitos detalhes em seu evangelho que não são registrados em nenhum dos outros evangelhos.

Há grandes lições a serem aprendidas a partir do registro da falha de João Marcos. Primeiro, deveríamos tomar cuidado com falhas em nossas vidas, porque isso afeta os outros e pode ser motivo para nossa ruína. Se Barnabé não insistisse em perdoar ele, Marcos poderia nunca mais ter sido usado no ministério. Segundo, deveríamos ver a necessidade de dar a um discípulo falho uma segunda chance, como fez Barnabé e como fez Paulo mais tarde (Colossenses 4:10 e II Timóteo 4:11). Não há duvidas de que Deus quer que estudemos a vida de tais homens cuidadosamente e aprendamos com eles.