quarta-feira, 15 de julho de 2009

BATALHANDO PARA DERROTAR O INIMIGO

BATALHANDO PARA DERROTAR O INIMIGO
TEXTO BÍBLICO BÁSICO: Efésios 6.11-18
REFLEXÃO: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Efésios 6.10b

Palavra introdutória: Muitas pessoas duvidam da existência do diabo. Acham que esse é um dos exageros ensinados nas igrejas evangélicas. Afirmam até que o mal existe porque é destino do homem sofrer.
OBSERVAÇÃO: O diabo e os demônios realmente existem? Qual é a forma, o jeito, a aparência do diabo e dos demônios? Será que tudo isto não é história para amedrontar as pessoas? O mal existe? Quem provoca o mal? 1.

CONHECENDO O INIMIGO

Há, pelo menos, três provas incontestáveis da existência de satanás e seus súditos: . A Palavra de Deus. As Escrituras afirmam que ele existe. Ele não é apenas um símbolo do mal (Jó 2.7; Zc 3.1; Mt 4.1-11; 13.19; Lc 10.18; At 5.3; 1 Jo 3.8).

. O mal impera no mundo atingindo pessoas de todos os níveis sociais e aumenta assustadoramente, provando a existência de um poder maligno em plena operação. Examine as seguintes escrituras (Gn 6.12; Sl 12.1; Is 59.14,15; Rm 1.28-30).
. A natureza carnal contaminada pelo pecado que leva o homem a desobedecer os preceitos divinos é também uma prova de que alguém trabalha para que isso aconteça.
OBSERVAÇÃO: Cada pessoa compromissada com Deus e envolvida na batalha espiritual precisa vigiar, estar alerta, orar, ler a Bíblia, jejuar e consagrar-se; senão, os olhos desejarão ver aquilo que não agrada a Deus, os pés caminharão em lugares que não são do Senhor, e as mãos desejarão tocar no que é proibido e que não é de Deus ( 1Pd 5.8,9; Lc 4.8; Tg 4.7).

1.1. SUA ORIGEM – O diabo não é simplesmente uma influência, uma força, uma energia ou uma fumaça. Ele é um anjo caído, o querubim que era ungido. Antes da queda, lúcifer era a estrela da manhã – aquele que conduzia a luz – formoso, perfeito, extremamente sábio a ponto de convencer a terça parte dos anjos. A Bíblia registra, em Ezequiel 28.13-15, acerca da origem de satanás. 1.1.1.

O MOTIVO DA QUEDA – Tanto o profeta Ezequiel como Isaías falam dos motivos da queda daquele anjo de luz, lúcifer, o querubim ungido (Ez 28.16,17).
OBSERVAÇÃO: O orgulho, a vaidade, a altivez, a tentativa de ser superior a Deus levou lúcifer à derrota (Is 14.12-15). Agora é o príncipe deste mundo, o senhor da escuridão, o homicida, o espírito do mal, que teve a ousadia de tentar o Senhor Jesus e oferecer-Lhe todos os reinos do mundo em troca da adoração (Mt 4.8,9). Esquecendo-se de que: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24.1).

1.2. CONHECENDO AS FORÇAS DO MAL – O império do mal é constituído por satanás, o inimigo, ou diabo, o acusador e pelos demônios que formam a tropa do inimigo no mundo inteiro. Os demônios obedecem cegamente às ordens do diabo, trabalhando organizadamente dentro dos padrões da hierarquia satânica.
OBSERVAÇÃO: Biblicamente, as forças satânicas denominam-se como: principados, potestades, príncipes dominadores, fortalezas, serpentes e escorpiões. O diabo é inimigo de Deus, inimigo de todos os que servem ao Senhor. Não se pode pensar que há uma forma de reconciliação. Sua missão é roubar, matar e destruir tudo o que pertence a Deus (Jo 10.10). Lembre-se de que ele foi lançado do céu à terra, sendo exposto publicamente na cruz, humilhado, vencido e derrotado pelo Leão da tribo da Judá – o Senhor Jesus,. O diabo foi julgado, condenado, mas ainda não foi executado, nem preso. Ele atua com as hostes infernais sob o seu comando, incessantemente (Mt 4.3; 1Pe 5.8; Ap 12.10).1.2.1

A ATUAÇÃO DO PODER DA MALDADE – Principados – O apóstolo Paulo usou o vocábulo para esclarecer acerca do grande poder demoníaco que impera nas regiões elevadas (Rm 8.38,39; Ef 6.12). São seres espirituais que dirigem e supervisionam determinadas regiões e governam sobre as potestades e outras categorias de demônios. Eles sempre estão acompanhados das legiões dos espíritos imundos. É preciso atentar para o fato de que o vocábulo é igualmente usado para indicar, também, anjos bons a serviço de Deus (Cl 1.16; 2.10,15; Ef 3.10).
OBSERVAÇÃO: Entende-se, de acordo com as referências bíblicas, que a atmosfera ao redor da terra, está carregada de seres e poderes espirituais tanto bons como maus e que eles guerreiam entre si. Satanás é chamado de “príncipe das potestades do ar” (Ef 2.2). A situação descrita esclarece o fato que aconteceu com o profeta Daniel. Ele orou e jejuou pelo povo e, quando o anjo enviado dos céus lhe apareceu, esclareceu-lhe sobre a questão da demora na resposta. Ele guerreou com os anjos maus durante vinte e um dias nas regiões elevadas (Dn 10.12-15).

Potestades – São demônios que trabalham de acordo com os principados e a expressão vem de “poderes das trevas”. A atividade das potestades é cobrir regiões, cidades e até países, podendo ocupar a mente de pessoas influentes, famosas, governantes, líderes, etc.
OBSERVAÇÃO: As potestades satânicas podem mudar condutas, costumes, hábitos, maneirismos, linguagem de um povo ou de uma nação inteira.

Príncipes dominadores – São terríveis demônios que dominam, controlam, governam, impondo a vontade diabólica sobre as pessoas. Eles atuam no reino espiritual invisível, e os resultados ocorrem no reino material-humano visível (2 Co 4.4).

Fortalezas – São padrões de condutas construídos e solidificados nos pensamentos pela atuação dos demônios. A mente, que é o lugar de comando, a sede da alma, fica bloqueada, travada e prisioneira dos poderes satânicos. Os demônios, após construírem a fortaleza na mente, atacam o campo emocional, impondo também, controle total sobre a vontade (2 Co 10.4).

Serpentes e Escorpiões – Os demônios aparecem neste texto simbolizados como animais que atuam no mundo espiritual, atacando, envenenando, trazendo destruição e morte (Is 27.1; Lc 10.19). “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo”. Lucas 10.19ª2. AS 2-

ARTIMANHAS DO INIMIGO

É preciso que o crente esteja vigilante e mantenha sua alma fora do alcance do inimigo, buscando constantemente o Senhor que o salvou e libertou para uma nova vida com novos propósitos e novas motivações.
OBSERVAÇÃO: O homem criado por Deus é propriedade dEle, pertence ao Seu povo, é ovelha do Senhor (Sl 100.3). Mas satanás cria situações e artimanhas para dificultar a vida do crente e colocar dúvidas em seu coração. As quatro estratégias usadas por satanás estão aqui resumidas a fim de que se tenha plena convicção de que ele é astuto, mentiroso e enganador.

2.1. MELHOR VISÃO - Ao tentar a Eva, satanás usou algo que despertaria o seu interesse. A primeira estratégia era a de oferecer melhor visão (Gn 3.5). A proposta do diabo para que o homem desobedecesse ao Senhor oferecia em troca a abertura dos olhos. Em outras palavras, o diabo estava dizendo que o homem seria um deus, podendo ver o que desejasse, tanto o bem como o mal.
OBSERVAÇÃO: A Palavra de Deus estabelece as regras que devem ser aplicadas quando usamos a luz que está em nosso corpo humano que são os olhos. “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade” (Sl 119.37ª). “Os teus olhos olhem diretamente diante de ti” (Pv 4.25).
2.2. MAIOR CONHECIMENTO – Ao criar o homem e a mulher, Elohim, o Deus criador, poderoso em Sua forma plural, os fez dentro das dimensões e limites estabelecidos por Ele mesmo. Deus sabia e conhecia a que ponto deveria chegar. Não foi dado ao ser humano o direito de conhecer o mal (Gn 3.5b). O que o diabo queria e ainda quer é ver o ser humano penetrar nos caminhos escabrosos do mal. Experimentar as trevas, ser envolvido Poe elas e render-se escravo aos poderes do mal.
OBSERVAÇÃO: Quem sabe, o propósito de Deus seria o de ensinar ao homem gradativamente até que ele chegasse a entender e fazer escolhas certas entre o bem e o mal. Mas o diabo quis precipitar os acontecimentos e ofereceu algo que despertou curiosidade naquele casal. O conselho de Deus é para o homem buscar o bem e afastar-se do mal (Sl 34.14). Quem pratica o mal, aborrece ao Senhor (Jo 3.20). O apóstolo Paulo adverte para que se aborreça o mal (Rm 12.9)

2.3. VIDA ILIMITADA – Contraditando as palavras de Deus, o diabo afiançou a Eva que ele não morreria se comesse do fruto (Gn 3.4).
OBSERVAÇÃO: Deus disse, que no dia em que o ser humano comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente ele morreria. O diabo, que é o pai da mentira, disse que Deus estava mentindo e que Deus não era justo proibindo o casal de comer do fruto daquela árvore. Tudo que Adão e Eva precisavam para viver eternamente em pleno gozo, frutificação e felicidade era obedecer a Palavra de Deus! Quem desobedece ao Senhor e á Sua Palavra morre espiritualmente. Quem peca morre. “Porque o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23ª).

2.4. LUGAR DE SUPREMACIA – Satanás mentiu para Eva, aguçando-lhe a vaidade, o orgulho e a insensatez de ser igual a Deus. Se ela comesse do fruto proibido receberia benefícios sem igual. Insinuou que Deus não queria que fossem iguais a Ele. Por esse motivo, fez total proibição. Mas ela deveria comer do fruto para ser como Deus, sem limites, proibições, sabendo de tudo, conhecendo o bem e o mal. A manipulação e o manejo satânico demonstravam o que o diabo tinha em mente e até hoje ele persegue este propósito.
OBSERVAÇÃO: Ser igual a Deus. Estar no mesmo grau de autoridade e poder no qual exclusivamente encontra-se o Senhor. Como o diabo não conseguiu sucesso em seu intento de ser igual a Deus, ele tentou Adão e Eva, atingindo a mente, as emoções e a vontade do primeiro casal. Lamentavelmente, eles deram ouvidos ao diabo desobedecendo ao Senhor. Imediatamente os dois morreram no espírito, e a partir daquele momento, começaram a morrer fisicamente (Rm 5.12).3.

AS ARMAS DISPONÍVEIS
Ninguém vai para a batalha, especialmente na guerra espiritual, enfrentar inimigos poderosos, impiedosos e cruéis, sem estar devidamente armado. Sem a armadura espiritual, significa estar desprotegido, a mercê do inimigo. Deus providenciou para o cristão, uma armadura poderosa com capacidade protetora e também poder de ataque suficiente para eliminar todo o poder do inimigo. 3.1.
RESISTIR O INIMIGO – OBSERVAÇÃO: Sujeitar-se a Deus e resistir o diabo. É o conselho do apóstolo Tiago (Tg 4.7).
De que maneira podemos resistir o inimigo? O segredo é uma completa submissão ao Senhor. Ninguém poderia resistir o diabo em seu próprio poder, força, carisma ou habilidade pessoal. Unicamente sujeitando-se ao Senhor, na cobertura do poder divino, terá condições de suportar os ataques do inimigo e não somente isto, mas ele fugirá de todos os verdadeiros servos de deus que estão nas mãos do Senhor. A segunda atitude é a fé alicerçada na Palavra de Deus. Pedro explicou quem é o inimigo e que ele atua com ferocidade buscando a quem possa destruir (1Pe 5.8-9). O escudo da fé é a arma poderosa que anula, apaga e neutraliza os dardos inflamados do inimigo.
3.2. USAR ARMAS APROPRIADAS - O apóstolo Paulo admoesta dize é um inimigo forte, astucioso e perseverante (Ef 6.11,12). É preciso, pois, estar protegido pelo poder de deus para enfrentá-lo. Não se deve subestimar o poder desse inimigo. Ele é comprado a um leão enraivado e a um dragão (1 Pe 5.8; Ap 13.2).
OBSERVAÇÃO: O livro de Jó registra as más ações que ele pode praticar contra uma pessoa (Jó 1.12-19; 2.7,8). Jesus o chama de ladrão, mentiroso e salteador (Jo 10.10).
O crente deve conhecer os seus ardis (2 Co 2.11).
OBSERVAÇÃO: A armadura completa consistia de escudo, espada, lança, capacete, cobertura para as pernas, cinturão, sandália, couraça, luvas, dardos, e em certos casos, arco, flecha e funda. Havia as armas próprias para a defesa e para o ataque. 3.2.1.

ARMAS DO CRISTÃO – 1- O cinto da verdade (Ef 6.14ª). O Cinto mantinha unidas as outras partes da armadura. É a verdade o elemento de integração na vida do cristão. 2- A couraça da justiça (v. 14b). Essa peça da armadura era feita de placas ou uma rede tecida de metal que cobria o tórax do soldado, desde o pescoço até à cintura, protegendo o coração e demais órgãos. Simboliza a justificação em Cristo (2 Co 5.21).
OBSERVAÇÃO: Mesmo que o inimigo acuse o cristão da maneira mais veemente, a justiça de Cristo garante o livramento, então ele não será condenado (Rm 5.1).
3- As sandálias do Evangelho (v 15). Os pés levam o mensageiro a distâncias, e o mesmo precisa ir com a mensagem segura e firme, levando a paz aos que se encontram em sofrimento.
OBSERVAÇÃO: Entende-se que há necessidade de preparo para a pregação do evangelho.
4- O escudo da fé (v.16). Existia um escudo grande que protegia o corpo inteiro do soldado que o segurava diante de si para proteger-se das lanças, das flechas e dos dardos inflamados, isto é, pequena lança que trazia na ponta uma fumegante chama.
OBSERVAÇÃO: O escudo era feito de modo que em suas bordas tinha um formato que permitia encaixar-se um ou outro. Assim, uma linha inteira de soldados podia encaixar seus escudos, um ou outro e marchar como uma sólida parede. Isso sugere a união dos crentes, confiantes, corajosos para enfrentar o inimigo. 5- O capacete da salvação (v.17ª). A cabeça é o ponto mais vulnerável e vital do corpo, e é o que está mais a mercê do inimigo. Na cabeça está a mente humana que dá início a todas as ações do homem. A salvação é, pois, aquele capacete que protege o aspecto vital, isto é, o que controla a mente para que o inimigo não tenha condições de apoderar-se dela para deturpar os pensamentos. Foi assim que ele conseguiu enganar a Eva (2 Co 11.3).
6- A espada do espírito (v.17b). OBSERVAÇÃO: Espada é uma arma ofensiva, para atacar o inimigo. Jesus venceu o inimigo usando essa espada. Ele declarou: “Está escrito” (Mt 4.1-11). Satanás também quis usar a mesma arma, citando a Palavra. Só que ele não o fez de maneira correta. Ele só a usa para confundir.
OBSERVAÇÃO: Num sentido mais abrangente é certo se comparar “armadura de Deus” como imagem do Senhor Jesus. Pois Ele é a Verdade (Jo 14.6); é a nossa justiça (2 Co 5.21); e a nossa paz (Ef 2.14); nossa fé (Gl 2.20); é também nossa salvação (Lc 2.30); e é a Palavra (Jo 1.1,14).

3.3. USANDO A ENERGIA E A CORAGEM – A oração é a fonte de energia que capacita o crente a usar toda essa armadura. Orar em todo tempo, orar sem cessar (1 Ts 5.17). Isso significa cultivar a comunhão com Deus. Existem vários tipos de oração que poderão ser postos em prática. Por exemplo, orar em espírito, quando não se tem condições de pronunciar as palavras. Orações de súplicas, ação de graças, de intercessão (Fp 4.6; 1Tm 2.1). O importante é que a oração seja contínua, perseverante (At 1.14; 2.42; 6.4).
É importante, também, que haja encorajamento de uns para com os outros. O crente que estiver mais edificado, deve ter cuidado de ajudar os mais fracos. 3.3.1.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES – A s trevas estão vinculadas com cegueira, densa escuridão, lugares escorregadios, medo, tropeços, desconfiança, cadeias, quedas, empurrões, presença do mal, lugar tenebroso de castigo e sofrimento eterno. O diabo e os demônios, onde estão neste instante? Exatamente nas trevas. Elas possibilitam poder legal ao diabo e aos demônios. A vitória contra o diabo e os seus asseclas é não permanecer nas trevas. Fale o menos possível no nome do diabo, dos demônios e das coisas malignas. Os inimigos de Deus adoram quando são mencionados. Não dê cartaz aos demônios. Fale muito mais sobre Deus, o Senhor Jesus Cristo, as obras do Senhor. Ao testemunhar, enfatize o que Deus fez sem destacar a ação do diabo e dos demônios. Firme, a cada dia, a decisão de viver em e para Jesus que é a luz do mundo (Jo 12.46).

CONCLUSÃO

É fato que o diabo é um forte adversário e que busca por todos os meios vencer o crente. Mas, aquele que determinar viver uma vida pautada pela Palavra de Deus certamente saberá comportar-se com fé e coragem diante das adversidades e também saberá manejar as armas oferecidas por Deus; tanto para defender-se como para atacar.

Fonte:
WWW.INFORMEQUADRANGULAR.COM