quinta-feira, 17 de setembro de 2009

IEQ do Cotolengo - Fugir só causa prejuíso

Fugir só Causa Prejuízo



O texto em apresso nos conta de uma crise e uma família envolvida fugindo da crise em busca de solução, mas diz que a fuga criou outras situações maiores com prejuízos irreparáveis.Corpo:
A – Elimeleque esposo de Noemi era natural de Belém de Judá; foi morar em Moabe. Só para entendermos; Belém sig, casa do pão. (Jesus que nasceu em Belém disse. eu sou o pão da vida. JO. 14.6.
B – Moabe era uma Nação, um povo resultado de uma ação incestuosa de uma filha com o pai. (discorrer) GÊN. 19: 30-32, 37. (ler) a filha primogênita de Ló com seu pai.
C - Houve fome uma crise em Belém; Elimeleque deixou a cidade sua, por causa da crise, em vez de procurar recursos para alimentar a família, preferiu fugir para Moabe.
D – Quando se está numa crise em geral, perde-se o foco das coisas que está pela frente, é comum acontecer isto. Sempre houve ciclos de fartura e de escassez. Em Canaã em tempos de Abraão, GÊN: 26:1: depois nos dias de Isaque seu filho, depois no Egito em tempo de Jacó filho de Isaque. José foi o protagonista
E – Qual foi o resultado de Abraão sair de Canaã? GÊN: 12: 10: (ler) deu a mulher para Faraó para não morrer. Depois houve fome novamente em Canaã GÊN: 26.1. Isaque foge para a Filistia em Gerar. Qual foi o resultado? GÊN: 26: 7: entregou a mulher para o Rei Alimeleque para não morrer.
F – É de pensar que Canaã os crentes têem como terra que mana leite e mel. Só fartura, só maravilhas; isto deve ser a Canaã Celestial e não a daqui da terra.
G – Qual o resultado de Elimeleque sair de Belém? Foi morrer em Moabe ele e seus dois filhos, Malom e Quiliom. Noemi ficou viúva e sem seus filhos. RT: 1: 3-5. Quando Deus deu a provisão de volta na casa do pão. RT: 1: 6-7. Noemi voltou! Não é assim hoje na vida das pessoas e até na Igreja?
H – A Igreja é o lugar onde o rebanho do Senhor se alimenta casa do pão. Por isso ML: 3: 10: menciona o trazer o Dizimo a casa do tesouro, mas de vez em quando enfrenta-se tempo de escassez, crises; as vezes por causa de comodismo; não só do pastor, ou da liderança, mas por causa do próprio rebanho que não trabalha, não investe, não semeia.
I – Não ora; não lê a palavra, tempo de sequidão, se o rebanho não produz, falta alimento para o pastor entregar na manjedoura às vezes esta sequidão é resultado das intempéries mesmo.
J – Murmurações por parte das ovelhas, intrigas, desentendimentos, às vezes é resultado de uma onda na liderança local, ou superiores; (intempéries climáticas que acontecem)
L – Nós sofremos intempéries que são resultados climáticos de correntes de calor e frios vinda dos pólos Norte ou Sul; não são estas as informações que recebemos das estações de meteorologia? Não é culpa nossa, mas sofremos! Reclamar adianta?
M – Muitas ovelhas procedem como Elimeleque. Em tempos difíceis fogem para outras pastagens, sem saber a origem daquela nova pastagem, se o que tem lá é grama natural ou sintética.
N – Chegando lá entregam o que lhes é de mais precioso, ou morrem e matam seus descendentes quando deveriam ficar onde estão e esperar o ciclo da fartura novamente.
O – Quando há tempo de voltar tudo se recupera, mas em alguns caso não há mais tempo. Abraão, Isaque, e Noemi se recuperaram, mas Elimeleque e os filhos dele morreram em Moabe.
P – Como conseguir ficar na terra e vencer em tempo de escassez? Quando a gente vê que o poço está secando, cava-se mais fundo atrás de água.
Q – Na Igreja casa do pão onde as ovelhas se alimentam não deve faltar pão, não faltar à palavra, mas se acaso começar uma escassez, às vezes por causa da liderança, às vezes por desanimar de tanto insistir e não ver resultados.
R – Isto causa cansaço na liderança podendo resultar na escassez da palavra. O povo não ora; não lê a palavra, trabalhar é coisa de alguns poucos que precisam fazer o dobro sempre porque alguém quer comer sem trabalhar...
S – O que fazer? Fugir? GÊN: 26: 13-15. Às vezes acontece que o inimigo fica com inveja. Não eram demônios não! Eram gentes de Gerar, da terra onde estavam trabalhando e prosperando. Isaque desistiu? Não!
T – GÊN: 26: 18-22. abrir mais poços, cavar mais fundo; orar mais; ler mais; vigiar mais; até o inimigo desistir.
U – Se você acha que o alimento está ficando escasso; a água está secando; não fuja não reclame, quem reclama quem murmura do que alguém está fazendo; está fugindo.
V – Trabalhe, plante que o pão volta nas prateleiras, é melhor ficar e comer do fruto que plantou do que comer o que outros plantaram como foi o caso de Noemi: Voltou e foi comer do campo de Boaz; do que outros haviam plantado; viver de favores alheios, mas com a falta de Seus entes- queridos.

Conclusão:
A – Entre uma fornada de pão e outra, às vezes as prateleiras ficam vazias, os filhos ficam sentados na mesa esperando a mamãe aprontar o pão, mas é melhor esperar do que procurar no vizinho; por que Deus está preparando mais uma fornada de Pão quentinho.
B – Depois é só alegria; estomago cheio novamente e novas forças, novo trabalho, mais plantação e novas colheitas. Isto não se aplica só como Igreja! E sim como família, casamento; como trabalho secular, como Empresa. Como empreendimento; Não fuja! Espere que a fartura chega logo, já está a caminho.