sexta-feira, 27 de novembro de 2009

IEQ do Cotolengo - Sabedoria

UMA SAÍDA MAIS QUE EXCELENTE

Conta uma antiga lenda que na Idade Média uma pessoa muito influente assassinou uma mulher e fez com que a culpa recaísse sobre uma outra pessoa.O inocente foi levado à julgamento e, evidentemente, condenado à morte.
Todos sabiam que aquele homem era inocente e que aquele julgamento era uma farsa.Ao perceber que o público poderia se revoltar e se levantar à favor do réu, o juiz propôs ao acusado uma chance de “provar” sua inocência.
Valendo-se do fato que aquele homem era muito religioso, o juiz disse-lhe:- Vou escrever num papel a palavra “CULPADO” e, num outro papel, a palavra “INOCENTE”. Vou dobrá-los e colocá-los sobre a mesa. Você escolherá um deles e, caso você seja inocente, Deus fará com que você pegue o papel certo.
Porém, o juiz, que estava envolvido em toda aquela farsa, escreveu a palavra “CULPADO” nos dois papéis. Dobrou-os e os colocou sobre a mesa.O homem, pressentindo a armadilha, em seu íntimo, pediu sabedoria a Deus.
Ao aproximar-se da mesa, pegou um dos papéis e o comeu.O juiz, confuso, perguntou-lhe:- Porque você comeu o papel, homem?Ele respondeu:-
O papel que eu comi, foi Deus que fez com que eu pegasse. A minha sentença deverá ser o oposto do que está escrito no papel que ficou sobre a mesa.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha tal homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos" - Tiago 1-5-8.

IEQ do Cotolengo - Desempregados

DESEMPREGADOS

Era uma vez uma igreja tão enjoada, mas tão enjoada que, mesmo precisando desesperadamente de um novo pastor, ninguém conseguia preencher seus "requesitos".
Então, alguém da Comissão de Sucessão Pastoral teve uma idéia brilhante: "Vamos colocar um anúncio numa revista especializada". Não era uma iniciativa muito ortodoxa, mas todos acabaram concordando.
Apareceram vários candidatos.Este foi o relatório final do Relator da Comissão:

Candidato número 1: NOÉ* Muito velho (tem 120 anos). Diz que é bom pregador, mas confessou que nunca conseguiu converter ninguém.

Candidato número 2: MOISÉS* Gagueja demais (esse só aceitaria o convite se puder trazer seu irmão junto).

Candidato número 3: ABRAÃO* Não pára em lugar nenhum e já se meteu em problemas com as autoridades.

Candidato número 4: DAVI* Cometeu uns pecados imperdoáveis no passado.

Candidato número 5: SALOMÃO* É um sujeito muito inteligente, mas não costuma colocar em prática o que sabe.

Candidato número 6: ELIAS* Entra facilmente em depressão, se submetido à muito estresse.

Candidato número 7: OSÉIAS* É um ótimo candidato, mas, sua vida familiar está em pedaços. Divorciado, casou-se com uma prostituta.

Candidato número 8: JEREMIAS* Muito emotivo e alarmista (o sujeito parece ser uma dor de cabeça).

Candidato número 9: AMÓS* O sujeito veio da roça (talvez devesse continuar por lá).

Candidato número 10: JOÃO BATISTA* O sujeito não tem muito tato e se veste como um hippie (não se sentiria bem num jantar da nossa igreja).

Candidato número 11: PEDRO* Candidato de temperamento forte, mas meio "covardão" (confessou que negou a Cristo três vezes publicamente numa única ocasião, por medo de uma mulher).

Candidato número 12: PAULO* Este também não tem tato. Por demais duro, sua aparência é igual, e suas pregações são muito longas.

Candidato número 13: TIMÓTEO* Tem potencial, mas é muito jovem para a posição.

Candidato número 16: JUDAS* De todos, pareceu ser o mais aceitável. Sujeito prático,
cooperador, bom com finanças, pensa nos pobres, e se veste bem.

A Comissão, por unanimidade, indica somente o último para a assembléia da igreja.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. I Timóteo 4.1

IEQ do Cotolengo - Porque ir à igreja?

PORQUE IR À IGREJA?

Um freqüentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos.
"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maiora deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles".
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor: "Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".

Nem só de pão viverá o homem,mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.Mateus 4.4

IEQ do Cotolengo - Viver contente em qualquer situação

APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO


"Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais,renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual já tínheis antes,mas vos faltava oportunidade.
Digo isto, não por causa da pobreza,porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado;de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência,tanto de fartura como de fome;assim de abundância como de escassez;tudo posso naquele que me fortalece". (Filipenses 4.10-13)

Ele estava preso. Pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte. Estava passando necessidades; talvez, até fome. Ainda assim, declara estar CONTENTE! Qual era o seu segredo? Como viver contente em toda e qualquer situação?
Podemos descobrir, analisando suas declarações:

1. APRENDI... A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.
Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem "fechadas", desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.
Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
Será que é isto que nos falta, uma "atitude de aluno", positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos?

2. A VIVER CONTENTE... Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como "contente" neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.
Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia. Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.
O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra, que estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que o sofrimento incomoda.
O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle...
Esta é a segunda lição que podemos tirar deste texto bíblico. E quanto a nós, já aprendemos isto?

3. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. A terceira lição que podemos tirar deste texto é esta: É preciso aprender a manter a serenidade em toda e qualquer situação.
Na hora da humilhação ou da exaltação. Na hora da fartura ou da fome. Na hora da abundância ou da escassez.
A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra. Quando estamos "por baixo", xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos "por cima", esbanjamos e humilhamos quem está "por baixo".
Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.
Isto aplica-se a nós?

3. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico.
As aplicações mais comum são essas: Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.
Bem, não é nada disto! O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece.
Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia. A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.
Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós. Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação - fosse ela qual fosse - porque Jesus Cristo o fortalecia.

CONCLUSÃO: O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância. Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação. No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo:
APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO!

Autor: Pr Franco