terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Então chegou o Natal.

Irmãos. A paz do Senhor esteja com todos.

    Mais um ano está chegando ao seu fim e como consequência mais uma vez aproxima-se o natal.
   Correria, euforismo, um misto de alegria com preocupação, medo de esquecer de algo que não pode ser esquecido, consumismo exagerado, compromissos combinados, etc...

   Mudamos tão loucamente a nossa rotina e queremos que tudo saia de maneira perfeita que nem damos conta de que agimos muitas vezez de maneira estressada, somos indelicados, grosseiros com nossos semelhantes na hora de comprar algum produto nas lojas superlotadas, mercados com filas intermináveis, estacionamentos abarrotados sem vagas e o nosso nervisismo vem à flor da pele, com nossos filhos, crianças ou adolescentres nos observando em tudo o que fazemos.

   Nas empresas, festa de final de ano tem como principal expectativa almoços, jantares, brindes, com seus departamentos de marketing gastando horrores e aproveitando a data para promover o nome da empresa. 

    Dia desses resolvi ir com minha família assistir a apresentação de natal no HSBC da rua XV de Novembro. Aglomeração, empurra-empurra, xingamentos, brigas, adolescentes se drogando, polícia batendo e eu me perguntando. O que é que eu estou fazendo aqui?
   Tinha uma ilusão na minha cabeça de que encontraria naquele lugar pessoas felizes, simpáticas, com espírito de confraternização e comunhão, mas grande foi a minha decepção.

    Infelizmente a época natalina além de perder o seu principal sentido, tranformou-se em algo totalmente contrário ao seu objetivo que seria uma época de muita paz, amor, confraternização, meditação nas palavras de Jesus como ajudar ao próximo mais nescessitado, perdoar e ser perdoado, união familiar, doação, humildade.
   É assustador saber que algumas crianças hoje quando indagadas sobre o que é o natal, dizem que é o dia do Papai Noel e de ganhar presentes.

Onde foi parar JESUS para essas pessoas?
Será que a culpa é delas ou somos nós que não estamos fazendo nosso trabalho direito. Será que estamos perdendo a guerra pelo fato de o trabalho ser muito grande, ou estamos acomodados e fazendo bem menos do que poderíamos?

   Irmão. Além de termos uma parcela de culpa em tudo isso, também temos que avaliar qual o exemplo que estamos passando em casa para os nossos filhos quando é chegada esta data.
   Estamos ensinando que este consumismo exagerado, que esta loucura toda não tem nada a ver com o real motivo da comemoração desta data?
   Aproveitaremos esta data para nos aproximarmos de um parente, amigo ou vizinho com o qual tivemos algum problema de relacionamento no decorrer deste ano para pedir-lhe que nos perdoe?

25 de Dezembro. Aniversário de JESUS.

   O ANIVERSARIANTE ESTARÁ PRESENTE NA FESTA QUE VOCÊ FARÁ NA SUA CASA  ?????????


Por: Marcos Panek.